A terceira edição do “Cultura na Praça”, realizada no último dia 25 de outubro, na Praça Jorge Lacerda, em Pomerode/SC, foi um sucesso em popularizar a ciência e a conservação da fauna. A ação, atingiu aproximadamente 300 participantes de forma direta com uma programação interativa e educativa, tendo como destaque o Programa de Conservação do Papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea).
O evento, que ocorreu das 10h às 18h, contou com uma exposição interativa que prendeu a atenção de crianças e adultos. Destaques como um exemplar taxidermizado do papagaio e uma estação tátil com penas, ovos e cascos foram os mais procurados pelo público, facilitando o aprendizado por meio do toque e da observação.
Os dados coletados pela equipe de Educação Ambiental durante o evento revelaram um cenário importante para as ações: a maioria esmagadora dos participantes, 97%, não tinha conhecimento prévio sobre o Papagaio-de-peito-roxo. Além disso, 73% das pessoas desconheciam completamente que o zoológico desenvolve programas de conservação de espécies ameaçadas, como este.
O “Cultura na Praça” também se mostrou alinhado com vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, incluindo Educação de Qualidade, Cidades Sustentáveis e Vida Terrestre.
A iniciativa reforça o compromisso do Bioparque em ir além de seus muros, levando educação ambiental de qualidade para os espaços públicos e fortalecendo sua missão de conservação.